Blog Inbeauty Day

1 jan

Pele no verão: saiba como protegê-la

O verão chegou e, com ele, aquele sol que queima a pele. Mas você sabe como protegê-la? 

Aos descuidados, um aviso: o sol pode queimar todos os tons de pele, mesmo àqueles que já estão acostumados às altas temperaturas. E também a pele negra, que sim, tem mais resistência em função dos níveis de melanina, mas também precisa de proteção. Por isso, saiba como se proteger.

// Filtro solar // 

O filtro solar pode não dar conta da proteção sozinho. Por isso,  você pode usar e abusar de acessórios como: chapéu, lenços e roupas de algodão – elas retêm até 90% da radiação UV. Para os pequenos, existem roupas especiais de proteção solar. E não esqueça dos óculos, eles protegem as córneas de traumas e lesões causadas pelo sol. O filtro solar, mesmo longe do verão, deve ser usado diariamente. Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 é para o dia a dia. Na beira da piscina ou da praia, o ideal mesmo é FPS acima de 30.

// Hidratação redobrada //

O verão pede por cuidados redobrados, porque o sol faz o corpo perder muita hidratação. Por isso, aumente a ingestão de líquidos como água e sucos naturais. Batidas como de maça, limão e laranja deixarão seu corpo mais resistente. Além disso, não esqueça dos hidratantes corporais e faça deles uma de suas companhias diárias! Se você não gosta da textura na pele, experimente versões menos concentradas, específicas para o verão.

A temperatura da água também influencia: muito quente ou mesmo morna resseca a pele. O ideal é a água fria, que de quebra ainda refresca. Limpeza de pele e esfoliação semanalmente também devem ser regra durante o verão.

// Alimentação //

Alguns alimentos cuidam dos danos que o sol causa à pele. São aqueles que contêm carotenoides – substância que forma uma camada protetora na pele e impede a entrada de radiações ultravioletas. Os carotenoides são encontrados na cenoura, abóbora, mamão, beterraba e maça. Eles ainda previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce.

// Doenças de pele //

Graças ao conjunto formado pelo excesso de suor, areia da praia e a água do mar e da piscina, o verão é a temporada em que aumenta – e muito – o número de doenças de pele causadas por fungos e bactérias. Algumas delas:

– Micoses
Se reproduzem em condições favoráveis como calor, umidade e baixa de imunidade. O ideal é secar bem mãos e pés após o banho. Utilize chinelo de dedo ao sair de piscinas, saunas e vestiários;

– Manchas e sardas
Mini pontinhos, à primeira vista inofensivos, que, na verdade, são lesões causadas pelo sol. Conhecidas como melanoses solares, geralmente surgem em áreas de maior exposição, como rosto, mãos, braços, colo e ombros. O melhor remédio? Proteção solar!

– Acne solar
É a acne em sua potência máxima, provocada pelo encontro entre a oleosidade natural e o filtro solar. Para combatê-la, só mesmo com lavagem várias vezes ao dia, sempre com o uso de sabonete. Além disso, dê preferência aos filtros solares com base de água ou gel.

E se você já se queimou, o que fazer?

A solução é uma hidratação intensiva, com auxílio de cremes, especialmente os que contêm gérmen de trigo e Aloe Vera em sua composição.

Para você aproveitar a melhor estação do ano com saúde e diversão, vamos compartilhar com vocês algumas dicas especiais. Então, não deixe de nos acompanhar e vivenciar junto com a gente o melhor do verão!