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20 out

Vitamina B5 ou ácido pantotênico: Por que é tão importante?

Cansaço, indisposição, pouco interesse sexual e estresse lá no alto? Já pensou na sua alimentação? Certamente é falta de Vitamina B5 (também conhecida como ácido pantotênico). Essa vitamina é responsável por uma série de papéis no nosso corpo. Quer saber alguns? Vem com a gente!

Vitamina B5 ou ácido panto-o-quê?

PANTOTÊNICO! Parece trava-língua, mas tem esse nome porque deriva da palavra grega pántothen, que significa de todas as partes. Tudo por conta da presença da vitamina em todas as células do nosso corpo. Sim, todas! E que pode ser encontrada em quase todos os tipos de alimentos.

E eu preciso ingerir quanto de Vitamina B5?

Ela é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve na água. Assim, não é retida em nosso corpo por muito tempo, sendo eliminada na urina. Outras vitaminas do complexo B e a Vitamina C também são hidrossolúveis. Por isso, é bom que se consuma diariamente a Vitamina B5.

Mas o que a Vitamina B5 faz realmente?

Ela é importante para um monte de coisas. Mesmo! Produz energia, faz a síntese de proteínas e gorduras e diversos tipos de células. Ela quebra proteínas, gorduras e hidratos de carbono (moléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio) dos alimentos que ingerimos. Desta forma, nosso corpo pode usá-los como fonte de energia e reconstrução dos músculos, tecidos e órgãos.

E a Vitamina B5 faz ainda mais coisas! Olha só:

Deixa você mais disposta

Ela aumenta a resistência do corpo para realizar tarefas de maneira mais eficiente e saudável. Reduz o cansaço e a fadiga, temidos no nosso dia a dia. E, além disso, auxilia nas atividades metabólicas do corpo in-te-i-ri-nho. É sensacional!

Cuida da saúde do seu coração

A Vitamina B5 regula os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol ruim, além de ajudar a controlar a pressão arterial.

A pele e os cabelos ficam um espetáculo

Acima de tudo, ela mantém a pele saudável e linda. Também ajuda a diminuir o surgimento de manchas e sinais de envelhecimento precoce. E xô, queda de cabelos! E a pigmentação dos fios? Mais forte, por ainda mais tempo!

Reduz o estresse

Pois é, a Vitamina B5 também ajuda a manter o sistema nervoso saudável. Desse jeito, abre menos brechas para você ficar estressada. E, é claro, reduz as chances de depressão e ansiedade.

Já entendi que a Vitamina B5 é maravilhosa, mas onde eu posso encontrá-la?

Você pode ingerir essa vitamina mantendo, em primeiro lugar, uma alimentação saudável. Ela se encontra em alimentos, como: frango, fígado, milho, abacate, cogumelo cozido, ovos, leite, entre outros.

Como posso complementar a Vitamina B5 na minha rotina diária?

Para quem já mantém uma vida saudável, mas quer adicionar um pouco mais dessa vitamina incrível, #FicaDica: sabia que o Hair and Nails também ajuda nesse processo, né? SIM! Ele também contém Vitamina B5! Além da biotina, que metaboliza gorduras, açúcares e proteínas. Sendo assim, uma forte aliada nas dietas!

 

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